segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Horário de Verão - oportunidade para economizar energia


Instituir a hora especial de verão consiste em adiantar os ponteiros do relógio em 1 hora, sendo que a idéia surgiu pela primeira vez nos EUA, com o fim de aproveitar o máximo possível da luz natural durante os dias mais longos do ano. Ele foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932.

O principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração da energia elétrica.Observa-se que em algumas regiões do Brasil a duração dos dias e das noites sofre alterações significativas ao longo do ano, reunindo condições excelentes para a implantação da medida do período primavera-verão.

A implantação do Horário de Verão, ao permitir que entre 19 e 20 horas ainda se disponha de claridade no céu, evita que se ponha em operação as usinas que seriam necessárias para gerar a energia elétrica para iluminar, ao entardecer, as regiões onde o sistema de hora especial é implantado e que abrange os maiores centros consumidores do País.

Em todas as regiões, onde a medida foi adotada, contabilizou-se uma redução média na demanda de aproximadamente 5%. Este ano a expectativa é a mesma dos anos anteriores, quando verificou uma redução na demanda de energia elétrica de até 5%, ou cerca de 2.050 MW nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e 600 MW na região Sul.

Na região Sudeste, essa redução de demanda seria suficiente para abastecer uma cidade com 4 milhões de habitantes no horário de “pico”. Na região Sul, a economia poderia gerar energia para um município com um milhão de pessoas. Durante os meses em que a medida é adotada, a redução total da energia consumida no período, deve ser de aproximadamente 0,5%, ou cerca de 230 MW médios no Sudeste e Centro-Oeste, e 48 MW médios no Sul do país.

Nos últimos 10 anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,6% na demanda por energia no horário de maior consumo (horário de "pico"), que ocorre entre 18h e 21h. Isso significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de 2.000 MW a cada ano, ou 2x a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do sistema sudeste-centro oeste, e ou 75% da demanda da cidade de Curitiba, no caso do sistema sul.

O horário de verão terminará em 26 de fevereiro de 2012.

Fonte: Site Ministério de Minas e Energia
ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Nenhum comentário:

Postar um comentário