quinta-feira, 20 de outubro de 2011

6 dicas para promover um evento sustentável


Qualquer evento, seja um congresso, feira, show ou festival, começa bem antes do dia marcado no folder de divulgação. A organização demanda tempo e muito trabalho – e planejar formas de economizar com transporte, água e energia ou destinar resíduos é cada vez mais importante.

“A busca da sustentabilidade já na etapa de concepção e planejamento do evento permite encontrar soluções que minimizem os custos”, diz Daniel de Freitas, presidente da Comissão de Certificação e Normatização do Ibev (Instituto Brasileiro de Eventos). “As ações de sustentabilidade de um evento precisam ser divulgadas não somente pelo ponto de vista do marketing, mas principalmente como disseminador e multiplicador de atitudes sustentáveis. E inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde, o público entende e reconhece quais ações são realmente efetivas e sustentáveis.”

Alimentação
O óleo gerado no preparo de alimentos na praça de alimentação de um evento pode ser reaproveitado. “Uma alternativa é fazer a coleta e reserva desse óleo e destiná-lo para empresas ou entidades que transformam esses resíduos em sabão.” Eventos com buffets devem priorizar os produtos locais – sem excessos de produtos importados, produzidos em locais distantes de onde acontece o evento. Assim, a emissão de gases e os custos com transporte diminuem, e a economia local é valorizada.

Transporte
O deslocamento de pessoas e cargas podem chegar a representar 90% da emissão de CO2 de eventos de grande porte, em especial no caso do Brasil, que utiliza transporte rodoviário e aéreo. Um cálculo do Ibev exemplifica: 120 pessoas que viajam entre Rio e São Paulo para um evento, de avião (ida e volta), eliminam 19 toneladas de gases poluentes.
A dica é trabalhar com fornecedores da região, oferecer alternativas de transporte para o público, estimular o uso de transporte coletivo, escolher um local de acesso fácil e incentivar as caronas.

Resíduos e Água
O primeiro passo é projetar que tipos de resíduos serão gerados no evento e buscar soluções para diminuir a quantidade produzida. Depois, é essencial pensar o que vai ser feito com o que foi gerado. “Deve ser coletado de forma seletiva, possibilitando a posterior reutilização, reciclagem ou descarte inteligente”, comenta Daniel. Já a água é usada em todos os processos, seja para consumo individual, higiene, limpeza ou preparo de alimentos. Algumas dicas são: planejar a utilização para otimizar o recurso, utilizar água de reuso e evitar produtos químicos que possam poluir rios, mares e lençóis freáticos – a boa pedida é optar por produtos de limpeza biodegradáveis.

Iluminação
O ideal é optar por modelos mais econômicos. “Atualmente existem alternativas de iluminação cênicas ou decorativas consideradas mais sustentáveis que outras. Em geral as lâmpadas frias são mais sustentáveis do que as quentes”, explica Daniel.
Segundo o Ibev, a economia pode chegar a 80%. As lâmpadas LED são mais caras, mais a vida útil chega a ser 30 vezes maior que as incandescentes. É possível, ainda, adotar sensores de presença (que evitam o consumo desnecessário em ambientes que frequentemente ficam vazios, como banheiros).

Materiais de Divulgação
Eventos como feiras e congressos sempre têm uma porção de papeis, folhetos, banners, placas, folders… planejar a compra e o uso do material que será usado é importante para avaliar quantidade e formas de descarte. O que puder ser feito para que o consumo desses materiais seja reduzido, melhor. Reaproveitar e reciclar o que não for usado e escolher matéria-prima com procedência conhecida e certificada também é um bom caminho.

Acessibilidade
“Pensando no âmbito social da sustentabilidade, a acessibilidade e a inclusão são questões a serem consideradas. Diversos eventos já disponibilizam recursos para pessoas com deficiência motora, visual ou auditiva”, explica Daniel. Dentre as soluções, estão tradutores de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), totens multimídia com sensores de presença que disparam mensagens audiovisuais e espaços com rampas de acesso e piso tátil. “Essa é uma forma de agir inclusivamente.”

Para saber mais acessem o site: http://www.eventosustentavel.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário