quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Utilidade pública


Muitas vezes queremos muito fazer algo, mas não sabemos como, portanto resolvi colocar algumas informações para vocês verem como é simples começar, só basta querer.

Coleta seletiva em SV
O caminhão da coleta seletiva recolhe semanalmente o lixo reciclável em todos os bairros da cidade (conforme tabela abaixo). Esses materiais podem ser colocados juntos em uma sacola, só não podem ser misturados com o “lixo sujo” (restos de alimentos, cascas de frutas, pilhas, papel higiênico, fraldas descartáveis, papéis sujos de gordura, pontas de cigarro, lâmpadas, etc.) e devem estar limpos e secos para evitar odor e insetos.



Coleta Seletiva em Santos


Coleta de Pilhas e Baterias

O Banco Real é um dos postos de coleta de pilhas presentes em Santos.

As baterias de celular e laptops devem ser entregues aos fabricantes (que são obrigados a recebe-las) através do ponto de venda ou assistência técnica.

Quando for trocar a bateria do carro deixe a antiga na oficina. Não doe ou comercialize as peças em ferro velho, pois elas não podem ter os destinos adequados.



Coleta de Óleo de Cozinha

Cada litro de óleo de cozinha jogado no ralo da pia é capaz de poluir 1 milhão de litros de água (equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos), o que encarece e prejudica o funcionamento nas estações de tratamento de água.

Postos de coleta em supermercados como o Grupo Pão de Açúcar passaram a aceitar o óleo de cozinha, que vira ingrediente para o Biodiesel.

Outra opção é enviar o óleo para instituições que o reaproveitam para fazer sabão, caso da Ação Triângulo, no ABC Paulista.

Para doar em Santos, basta colocar o óleo em garrafa pet e levá-lo até o Núcleo Bandeirantes, que recebe doações às 5ª ou sábados, das 15h às 17h. O endereço é Rua Jurubatuba, 157, próximo ao Complexo Esportivo Rebouças.

Para quem está em São Vicente, o posto de coleta fica em um estacionamento do Centro, na Rua Martim Afonso, 214. O horário para entrega é de 2ª a sábado, das 7h às 22h.



Lâmpadas Fluorescentes ou frias

Infelizmente no Brasil, apenas na cidade de Americana (SP), Curitiba (PR) e Niterói (RJ), possuem programas de reciclagem desses resíduos.

Se você não morar nessas cidades, tente enviar as lâmpadas para a Tramppo Recicla Lâmpadas, de São Paulo, que aceita pequenas quantidades, mas o serviço é pago e custa de R$0,60 a R$0,90 centavos por lâmpada. Se não tiver outro jeito, coloque a lâmpada na embalagem original ou em uma caixa de papelão e descarte no lixo comum.



Viu como é fácil??

Agora mãos a obra por um mundo melhor!!

Um comentário:

  1. Bom Tati, como eu havia falado pra vc, lá em casa já adotamos há um tempinho a seleção do lixo para a reciclagem...
    É isso ai gente vamos adotar essa idéia!!! Vamos selecionar nosso lixooooo e contribuir com o meio ambiente!

    Kisses

    ResponderExcluir