quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dicas de Consumo Sustentável



Todas as nossas ações refletem, positiva ou negativamente, no meio-ambiente: seja tomar um café no trabalho, onde jogamos fora um copo de plástico que levará décadas para se decompor, ou quando economizamos água lavando o quintal utilizando baldes d’água no lugar de mangueira.

Iniciativas e ações ecologicamente corretas são simples e podem ser feitas por qualquer um de nós.

-Pesquise antes de fazer uma compra grande.Evite comprar com muita pressa e não se deixe persuadir por um vendedor insistente. Se precisar de tempo para pensar, volte no dia seguinte.

- Escolha produtos fabricados para durar.Escolha um sofá que tenha estrutura de madeira maciça em lugar de compensado ou aglomerado, que se quebram ou empenam com facilidade.

- Evite comprar produtos descartáveis.Prefira os panos de prato, guardanapos e lenços de tecido aos de papel. O mesmo vale para xícaras, copos e talheres descartáveis.

- Prefira os produtos totalmente biodegradáveis e atóxicos, que se decompõem sem deixar resíduos nocivos no meio ambiente.

- Ao invés de usar vasilhas ou potes de plástico, use recipientes de vidro, louça ou inox para armazenar alimentos.

- Se usar sacolas de plástico no supermercado, encha cada uma o máximo possível

- Compre apenas plásticos que possam ser reciclados. Os fabricantes estampam um código de identificação de material reciclável.

- Desligue os equipamentos da tomada. Os aparelhos em modo stand-by continuam consumindo energia.

- Escolha produtos com menor quantidade de embalagenns. Redescubra antigos costumes como as garrafas retornáveis de bebidas ou sacolas de feira para carregar compras.

- Jamais escove os dentes ou faça a barba com a torneira aberta.

- Habitue-se a juntar a maior quantidade possível de roupas para passá-las de uma só vez.

- Reduza o tempo no banho. Você poupa água e ajuda a diminuir o consumo de energia.

- Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas econômicas. Elas geram a mesma luminosidade, mas poupam 80% de energia elétrica e duram mais.

- Ligue a máquina de lavar roupa e louça apenas com carga máxima. Você poupa água, energia e tempo.

- Procure utilizar os transportes coletivos e para distâncias curtas, opte por andar a pé, além de prservar o meio ambiente é um ótimo exercício físico.

- Dirija de modo regular. Acelerações e freadas desnecessárias provocam elevado consumo de combustível e maior poluição ao ambiente.

- Calibre os pneus do seu carro regularmente. A pressão baixa aumenta a resistência ao deslocamento do veículo e, conseqüentemente, o consumo de combustível, além de desgastar os pneus e afetar a dirigibilidade do carro.

- Não transporte pesos mortos tais como cadeiras de praia, quando não for utilizá-los. O peso do veículo tem grande influência no consumo do combustível, principalmente no trânsito urbano.

- Ao limpar a calçada, use a vassoura, E NÃO ÁGUA para varrer a sujeira! Depois, se quiser, jogue um pouco de água no chão, somente para “baixar a poeira”. Para isso, você pode usar a água que sobrou do tanque de lavar roupa.

- Quando o ar condicionado estiver funcionando, mantenha janelas e portas fechadas.
Desligue-o quando o ambiente estiver desocupado.

- Procure se informar sobre as iniciativas de sua Prefeitura/Comunidade com relação ao lixo reciclável. Todos somos responsáveis pelo destino do lixo que geramos.


Se cada um de nós, que somados chegamos a um total de milhares de habitantes desse maravilhoso planeta, fizermos a nossa parte, mesmo que seja uma pequena ação, certamente estaremos ajudando e muito a salvar a Terra. Afinal, não é a união que faz a força??

Um comentário:

  1. Miga, tu ta inspirada! Let´s save the world!!! São pequeninas atitudes com resultados grandiosos!

    kisses

    ResponderExcluir