terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Está faltando Alguém no Retrato da sua Família!!! Não compre, ADOTE!!!

Muitos pensam que feiras de adoção de animais só apresentam cães e gatos doentes ou com alguma deficiência. Por terem sido abandonados pelos donos ou jogados nas ruas, estes animais não são a primeira opção quando alguém pretende criar um bicho de estimação. Mas há organizações que, mesmo desconhecidas da população em geral, trabalham em prol destes animais.

A ONG Movimento de Apoio aos Protetores de Animais e da Natureza (Mapan) recolhe animais abandonados nas ruas e dão a eles um lar temporário. Lá, aplicam vacinas, fazem castrações e alimentam os animais até encontrarem um dono. Todo o trabalho é auxiliado por voluntários, veterinários e pet shops associados.

Ela também recebe animais do Centro de Zoonoses de Santos, filiado à Sevicoz, seção da Prefeitura responsável pela vigilância, controle e combate de doenças transmitidas por animais. Outros chegam das mãos de outras pessoas.



Depois da adoção, a ONG mantém contato com os donos para fazer monitoramento, visitas e constatar se não há ocorrência de maus tratos. Há uma cláusula no contrato de posse, permitindo a visita de membros da Mapan. Em caso de maus tratos dos animais, a entidade denuncia o portador do animal, respaldada pela Lei Federal nº 9.605/98, que trata de crimes ambientais.

As feiras de adoção ocorrem quinzenalmente sempre aos sábados, no período da tarde. Elas são realizadas na Concha Acústica, no Shopping Parque Balneário, ou no calçadão do Gonzaga (quase em frente às Lojas Americanas).

Caso alguém queira doar um animal, é necessário ser previamente cadastrado por um dos protetores da ONG. Caso o animal não seja doado naquele dia, estará automaticamente cadastrado para a próxima feira. Os animais expostos precisam sempre estar higienizados e vermifugados antes de chegar ao local.

IMPORTANTE

Para cadastar o seu animal, entre em contato com as representantes da ONG : Sra. Regina (9737.5552) Srta Paula [9743.6125] Sra. Leila [8111.8159) ou Srta Eliane(9731.6596].Os contatos poderão ser tentados de 2 a 6 feira nos períodos da tarde ou da noite até as 20 horas . SEM ESTE CADASTRO NÃO PARTICIPA !!!!

Não é a feirinha do vai lá ! Devido alguns abusos, os doadores munidos de RG e Comprovante de Residencia deverão levar NA DATA E HORÁRIO MARCADOS os animais que cadastrou - DEVIDAMENTE LIMPOS , VERMIFUGADOS , VACINADOS OU CASTRADOS [ procedimentos de acordo com a idade ] com a ração , cobertorzinho , caixinha e todos os bens a que estiverem acostumados .

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 21 anos, levar CIC, RG e comprovante de residência, passar por uma entrevista e assinar termo de responsabilidade. A pessoa ainda ganha uma consulta gratuita nas clínicas associadas. A Mapan pede que o adotante faça um donativo para que ela possa cuidar dos animais que ficam sob sua responsabilidade.

ANTES DE ADOTAR SAIBA QUE:

* Um animal (cão ou gato) vive em média de 12 a 15 anos e dependerá inteiramente de seu dono durante sua vida;
* Verificar se todos da família estão de acordo e se há recursos necessários para manter o animal (ele vai precisar de ração, medicamentos e eventuais cuidados veterinários) e averiguar se há quem fique com ele durante as férias e feriados prolongados.
* Não dar animais de presente. Não imponha um animal a quem não fez uma escolha consciente de adotá-lo. Animais não são objetos!
* Não adotar ou comprar um animal de raça só porque está na moda, pois estamos lidando com vidas. Cães e gatos vira-latas são muito inteligentes e saudáveis e se bem tratados ficam tão bonitos quanto os animais de raça.
* Lembre-se que filhotes são engraçadinhos, mas crescem e precisam de espaço. Os filhotes podem ser disciplinados e aprendem facilmente, com carinho.
* Estar consciente que todo animal faz xixi e cocô. Verifique quem vai se responsabilizar pela limpeza do local.
* Lembrar-se que gatos são tão carinhosos com seus donos quanto os cachorros, mas são mais independentes e podem passar tranqüilamente longas horas sozinhos. Já os cachorros são carentes e gostam de ficar perto do dono e da família na maior parte do tempo. Muitos deles choram e uivam se deixados sozinhos. Se você mora sozinho e costuma ficar pouco tempo em casa, considere adotar um segundo animal para que um faça companhia ao outro.
* Planeje desde já a castração, que será feita pelo seu veterinário de confiança.
* Vacine e vermifugue seu animal regularmente.
* Nunca agrida um animal! Nunca deixe seu animal sem água e sem comida e tão pouco presos á correntes (o que pode torná-los agressivos).
* Coloque uma plaquinha de identificação (com seu nome e telefone) no seu bichinho para o caso dele se perder.
* Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa conter o animal.
* Para gatos que vivem em apartamento, é necessário telar janelas para evitar quedas fatais.
* Saiba que animais também precisam de atenção, carinho, estímulos e ambiente adequado.
* Se necessário, eduque o animal por meio de adestramento, mas sem agressividade e respeitando suas características;
* Ao passear em vias públicas, recolha e jogue os dejetos (xixi e cocô) no lixo.
* Jamais abandone seu animal, pois ele sofrerá todos os tipos de maus-tratos na rua, como espancamento, mutilações, envenenamento, queimaduras, etc... Ele sentirá frio, fome, sede. Ele poderá ser atropelado, ficar ferido, doente, sentir dor, medo, tristeza...
* Eduque as crianças para respeitar o animal e proiba-os de bater, chutar, torcer, puxar ou ainda, jogar o animal contra paredes, de escadas e de janelas. Lembre-se sempre que os animais domésticos só costumam agredir se forem agredidos primeiro.
* Lembre-se, animais não podem falar a nossa língua, eles se expressam através sua linguagem própria, sinais faciais e comportamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário