segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Lar Ecológico


Abaixo segue algumas dicas de como podemos tornar nosso lar um pouco mais ecológico.
Não são dicas simples, nem impossíveis de serem feitas mas que com um pouco de boa vontade podemos inserir em nosso cotidiano aos pouquinhos.



BIOCONSTRUÇÃO

Posicionamento: as fachadas da casa devem ser sempre voltadas para sul para evitar o aquecimento ou resfriamento artificial em excesso, aproveitando ainda a luz natural ao máximo.
Design e construção: quanto mais compacta e baixa for a habitação, menores serão as perdas e ganhas de calor entre o seu interior e exterior; os vidros duplos (e caixilharia isolante) são essenciais para resguardar uma casa do calor e do frio, ao mesmo tempo que reduz perdas energéticas em 45%;

ENERGIAS RENOVÁVEIS

Solar: talvez uma das energias renováveis mais utilizadas atualmente, recorre a painéis solares – instalados no exterior da habitação – que aproveitam a luz solar para aquecer águas domésticas e para o funcionamento do aquecimento central.

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Tijolos maciços e pedra (mantêm-se mais frescas durante o dia e armazenam calor para ser libertado durante a noite)
Xisto
Cerâmica
Mármore
Quartzito
Isolamentos naturais (fibras vegetais, celulose…)
Tintas e vernizes biológicos/ecológicos; tintas à base de cal
Madeiras oriundas de florestas controladas (com garantia de origem)
Vidro
Ferro
Cobre
Plásticos ecológicos

OUTRAS DICAS VERDES

Para evitar o resfriamento excessivo em casas voltadas para Norte, opte por janelas pequenas.
As janelas basculantes permitem arejar a casa (fundamental para repor o oxigénio consumido) em horas de maior calor ou de noite.
As varandas colocadas sobre as janelas são uma excelente forma de sombreamento, sobretudo no Verão, ao diminuírem a intensidade da luz solar direta sobre as casas.

Pode-se resfriar a casa com espelhos d´água. A evaporação acontece junto das paredes da casa, diminuindo assim a temperatura do ar exterior e, consequentemente, refrescando o interior.
O recurso a árvores e arbustos – colocados estrategicamente nas fachadas também proporcionam sombra, protegendo janelas, portas e paredes da luz solar direta e do calor excessivo. Para além disso, resguardam a casa do vento e são ainda fontes de oxigênio.

Vai colocar iluminação no jardim? Opte por lanternas solares – sem fios e ecologicamente sustentáveis.

Leve o jardim para o telhado de casa! Um telhado ajardinado apresenta várias vantagens: reduz a poluição ambiental, garante um excelente isolamento térmico e acústico, equilibra os níveis de humidade entre o interior e o exterior da casa.
Outro sistema muito amigo do ambiente é o da recolha de água de chuva como já descrito no post anterior, recuperando, filtrando e armazenando a mesma para que possa ser utilizada na rega do jardim ou na lavagem exterior da habitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário