sexta-feira, 23 de abril de 2010

A partir de setembro, Santos terá novo modelo no destino de resíduos

A partir de setembro, Santos pode ser pioneira no país no quesito destinação de resíduos sólidos. Isso, porque a Secretaria de Meio Ambiente da cidade pretende dar início a um novo modelo de coleta de lixo. A iniciativa já começa com uma novidade. Foi sancionada a lei nº 2.684 que proíbe, a partir do mesmo mês, a entrega de sacolinhas plásticas no comércio.

Com isso, para transportar mercadorias, será necessário utilizar outro tipo de sacola. “Existem entidades que estudam, inclusive, a criação de sacolas bioplásticas, feitas de fécula de milho”, afirma o secretário Fábio Nunes. Os resíduos, então, não deverão ser coletados da forma como acontece hoje.

O secretário esclarece que serão espalhados, em toda a cidade, Postos de Entrega Voluntária, os PEVs, além de cinco postos maiores (mega PEVs), em logradouros públicos. “Nesses locais vamos empregar catadores e pacientes do setor psicossocial da prefeitura, que tentarão agregar valor ao lixo e destinar apenas o que é necessário para os aterros sanitários. Vamos gerar emprego, reduzir o descarte e acabar com os gastos com os intermediários desse processo que, hoje, são muitos.”

Além dos 100 PEVs, outros 5 locais de grande circulação, como prédios públicos e logradouros serão mega PEVs, com capacidade, inclusive, para receber resíduos decorrentes de obras e construção civil.

Fonte: Inteligência Ambiental - 22/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário