quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cidade sem Água Engarrafada



A cidade australiana de Bundanoon decidiu, por conta própria, proibir a venda de água engarrafada dentro do território da cidade.
A comunidade tem se preocupado com os impactos ambientais e financeiros causados pela produção, consumo e descarte das garrafas de água.
Na Austrália o consumo anual é de cerca de 600 milhões de litros, o que gera cerca de 60 mil toneladas de emissões de gases de efeito estufa.
A população de Bundanoon votou em julho de 2009 para que a cidade se tornasse a primeira da Austrália a proibir o comércio de garrafas de água descartáveis em seus pontos de venda. O banimento da água engarrafada tinha como foco o protesto contra grandes empresas, que extraiam as águas do aquífero da cidade. Essa medida passou a ser adotada, então, em setembro do mesmo ano.
Como parte da iniciativa, a cidade instalou diversos equipamentos chamados Arqua systems, doados pela Street Furniture Australia, para disponibilizar aos residentes e visitantes o acesso gratuito à água de alta qualidade, por bicos para beber diretamente e para reenchimento de contêineres.
A experiência de Bundanoon foi muito bem recebida pela comunidade e pode servir de modelo para outras comunidades, escolas, campus universitários, empresas e conselhos locais.

Para maiores informações sobre o projeto acessem: http://www.bundyontap.com.au/

Fonte: http://www.cidadessustentaveis.org.br/boas_praticas/exibir/64

Nenhum comentário:

Postar um comentário