domingo, 27 de novembro de 2011

Dia Mundial Sem Compras 2011 – Buy Nothing Day 2011


No último sábado, 26 de Novembro, aconteceu mais uma edição do Buy Nothing Day – O Dia Mundial Sem Compras.
A mobilização, que acontece todo ano no último sábado de Novembro, tem como objetivo fazer com que as pessoas se desafiem a passar um dia inteiro sem fazer compras, promovendo uma reflexão sobre os impactos e as consequências socioambientais do hiperconsumo.

Segundo dados da página Buy Nothing Day, 20% da população mundial consome 80% dos recursos naturais.

O ponto-chave está na questão das “necessidades” x “desejos”. O marketing diz que seu principal objetivo é indentificar e atender as necessidades dos clientes. As necessidades humanas são finitas: subsistência, proteção, liberdade, afeto, etc. Já os desejos, são infinitos, eu posso desejar o que vejo e o que não vejo, o possível e o impossível.

Recentemente a marca de roupas californiana Patagonia desenvolveu um projeto chamado Common Threads Recycling Program que visa incentivar os clientes a reduzir, consertar, reusar e reciclar as roupas e equipamentos da marca. Yvon Chouinard, fundador da empresa, explica: “o programa primeiramente pede para que os consumidores não comprem algo que eles não precisem. Se eles realmente precisam daquilo, pedimos a eles que comprem algo que irá durar por um bom tempo – e consertar o que quebrar, reusar ou revender o que eles não utilizam mais. E finalmente, reciclar o que estiver realmente sem conserto.”

Pode ser um choque para muitos que esta empresa esteja realmente pedindo para que seus consumidores não comprem mais seus produtos a menos que eles realmente precisem. Em contrapartida a empresa se propõe a fabricar produtos que irão durar por muito tempo, que sejam consertáveis e que possam ser revendidos, incluindo uma parceria com o eBay para que os consumidores possam vender mais facilmente seus produtos usados.

Estaria a Patagonia dando um tiro no pé?

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