quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Rio recolhe quase um campo de Tupi em óleo vegetal

Ação iniciada em 2007 evita que 4,5 milhões de litros poluam rios e solos

Uma iniciativa de coordenação relativamente simples e custos baixos, mas com resultados de grande valor do ponto de vista da preservação ambiental, merece ser copiada. Desde abril de 2007, o Rio de Janeiro promove o Prove (Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal), que recolhe óleo de cozinha e, assim, evita que o destino do produto seja a rede de esgoto das cidades e, consequentemente, polua as águas de rios, córregos e do oceano.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio, pouco menos de 400 mil litros de óleo são encaminhados mensalmente ao programa, o que se traduz em 4,5 milhões de litros recolhidos a cada ano.

Na última semana, a captação do óleo vegetal foi ampliada e novos postos de coleta foram colocados próximos a prédios públicos na região central da capital fluminense, como o prédio da Secretaria de Estado do Ambiente. Além dos funcionários poderem destinar os produtos para descarte, estas repartições também poderão receber óleo vegetal de comerciantes das regiões próximas.

Todo o material é reciclado em cooperativas, o que gera renda aos cooperados. A ação faz parte dos investimentos do estado nas pesquisas e desenvolvimento de fontes alternativas de energia menos agressivas ao meio ambiente, como a produção de biocombustível, o que significa reduzir a emissão de poluentes causadores do aquecimento global e do efeito estufa.

Prejuízos


Quando jogado em lixões, aterros sanitários ou terrenos baldios, o óleo de cozinha é responsável por graves danos ao meio ambiente, uma vez que acaba por penetrar e contaminar o solo e lençóis de água.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário