quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Iniciativa une em harmonia sustentabilidade ao design do empreendimento


Os frequentadores de um shopping de Porto Alegre depararam-se com uma novidade no empreendimento: desde a última semana, o local tem parede e telhado verdes. Tecnologia baseada no conceito de sustentabilidade, esse tipo de cobertura vai além do design que traz parte da natureza para o espaço, deixando-o mais agradável e contribuindo para o meio ambiente.

A técnica consiste em colocar tapetes de plantas nas superfícies planas ou inclinadas, proporcionando maior aproveitamento da água da chuva – que é utilizada para a manutenção do próprio jardim, isolamento térmico e acústico, diminuição do gasto de energia e da emissão de poluentes, como o gás carbônico, e limpeza da água pluvial, pois o sistema funciona como um filtro.

Quem cuidou da instalação foi a empresa especializada em infraestrutura urbana verde Ecotelhado. Para o projeto de adoção de um sistema de design sustentável no shopping Paseo Zona Sul, foram instalados 755m² de um produto que permite maior diversidade de plantas nativas, o sistema alveolar de ecotelhado. Os telhados verdes também são conhecidos como jardins suspensos.

Na praça existente no empreendimento, a opção utilizada foi a ecoparede, ou jardim vertical, tipo de cobertura que reduz a amplitude térmica, estendendo a durabilidade da estrutura do prédio.

Andrés Bruzzone Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário