domingo, 26 de janeiro de 2014

Londres inaugura a maior ponte solar do mundo



Construída na era do vapor, em 1886, a ponte de Blackfriars, sobre o Rio Tâmisa, em Londres, acaba de tornar-se a maior ponte solar do mundo.

Depois de quase 5 anos, Londres concluiu, nesta quarta-feira, 22/01, a instalação dos 4.400 painéis fotovoltaicos. A energia gerada vai suprir metade do consumo da estação ferroviária London Blackfriars. Ao todo, são 6.000m² de teto solar, capazes de produzir 900 mil KWh, anualmente.

Além de cortar os custos da conta de luz, a empresa First Capital Connect, que opera a estação, espera que os painéis reduzam as emissões de carbono em 511 toneladas por ano, o equivalente a cerca de 89 mil viagens de carros. A empresa de engenharia solar e responsável pela instalação é a londrina Solarcentury. Os módulos solares de alta eficiência utilizados são fabricados pela Panasonic.

A estação ficou mais arejada e com melhor iluminação natural e passou a contar também com sistema de captação de água da chuva.

Uma outra ponte solar conhecida no mundo é a passarela Kurilpa, em Brisbane na Austrália



E o Solar Tunnel, na Bélgica, uma rede de trem com 1.600 painéis fotovoltaicos que usa energia solar e geram metade do que é necessário para se manter ativa a estação da Antuérpia, na região de Flandres.


A ideia de se colocar painéis solares na base metálica só veio após a construção da base, que teria a finalidade apenas de evitar o abatimento de árvores muito antigas e preservadas que cercavam as linhas férreas. Dessa maneira, o túnel gigante tornou-se duplamente sustentável porque, além de evitar a derrubada de árvores, gerou energia renovável para o meio de transporte

Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário