sábado, 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva Ambiental 2010


Final de ano é tempo de fazer promessas para ano que se aproxima, além, é claro, de relembrar os fatos que nos marcaram durante o ano que se finda. Infelizmente, não somente coisas boas; mas mesmo as mais difíceis têm seus aspectos positivos

Hoje, 1 de janeiro de 2011, tarde chuvosa (de verão por incrível que pareça), pessoas festejaram incessantemente a passagem do ano, acreditando em um mundo melhor.

Dia 05 este blog faz aniversário, seu primeiro aninho de vida, e creio que durante todo o ano de 2010 foi possível cumprir o seu objetivo, o de levar um pouco de informação sobre atitudes positivas em relação ao meio ambiente, apesar do mundo tão conturbado que estamos vivendo.

O ano de 2010 está terminado, e esse tal meio ambiente?
É por isso que faço uma retrospectiva sobre alguns dos acontecimentos que marcarm o meio ambiente em 2010:

Eleições Presidenciais: Marina Silva - Embora não tenha sido eleita, e nem ao menos ter chegado ao 2º turno, Marina Silva foi a grande surpresa das eleições. A então candidata do Partido Verde levou à discussão das questões ambientais ao centro do debate eleitoral, fazendo os demais candidatos mudar de postura, e até mesmo de opinião. A ex-senadora Marina Silva teve 20 milhões de votos.

Vazamento de petróleo no Golfo do México -
O acidente na plataforma Deepwater Horizon, da empresa BP, vitimou 11 pessoas e causou um dos maiores desastres ambientais do mundo. Cerca de 200 milhões de galões de petróleo vazaram no Golfo do México, ao longo de vários meses a partir de abril. O prejuízo financeiro foi de aproximadamente 11, 2 bilhões de dólares, já o ambiental é inestimável.

Mudanças no Código Florestal Brasileiro - As alterações no Código Florestal apresentam mudanças significativas, entre elas estão: a redução das áreas de preservação permanente (APPs), como matas ciliares e topos de morro, e as reservas legais (RLs), que são partes de propriedades privadas que não podem ser desmatadas.
A votação do novo Código Florestal deve ocorrer logo no início de 2011.

Política Nacional de Resíduos Sólidos - A Lei de Resíduos Sólidos é um grande progresso para solucionar a questão do lixo no país. Ela deverá incentivar todo um novo setor da economia baseado na reutilização e reciclagem, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a geração de “empregos verdes”.

COP-16 e seu final relativamente positivo - Apesar da COP-16 não ter terminado com um grande acordo sobre a redução de gases do efeito estufa, algumas surpresas positivas vieram de Cancún.Uma delas foi a criação do “fundo verde” que até 2020 deverá liberar US$ 100 bilhões por ano com o objetivo de apoiar os países em desenvolvimento.


É bom lembrar que, junto com o novo ano, um novo governo se inicia… e precisamos torcer e fazer parte dessa mudança.

As alterações sobre o meio ambiente influenciam diretamente em nosso modo de vida e por isso devemos pensar em ações e atitudes mais sustentáveis que preservem o meio ambiente para que em 2011 possamos ter uma qualidade de vida melhor.

FELIZ 2011 a todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário