quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Qual tipo de fralda escolher: de pano ou descartável???


O dilema da escolha entre a fralda de pano e fralda descartável é conhecido há muito tempo. Afinal, o que é melhor para reduzir as agressões ao meio ambiente?

Usar fraldas descartáveis e feitas de plástico, que geram uma quantidade enorme de resíduos; ou optar pelas de pano e reutilizáveis, mas que gastam água e energia para lavar?

Na realidade, ambas têm prós e contras, e a maioria das pesquisas que busca medir os impactos das duas é feita por quem defende uma das candidatas.

Fraldas descartáveis

Prós:

- Segundo a Procter & Gamble, fabricante da marca Pampers, as fraldas comparadas com as de 20 anos atrás, elas agora pesam 40% menos e usam 80% menos embalagem.

- Os investimentos em inovação ajudam a diminuir o impacto ambiental. No caso específico da Procter & Gamble, a empresa tem uma nova tecnologia de absorção que permite reduzir em 30% a utilização de polpa de celulose. A embalagem é 35% mais compacta e 75% dela é feita de plástico reciclado. E sem interferir na absorção.

Contras:

- Uma análise da Real Diaper Industry Association, associação norte-americana que defende as fraldas de tecido, mostrou que as descartáveis tiveram 3x mais gastos na fabricação. E que os produtos envolvidos na obtenção de seu plástico seriam mais perigosos do que os usados na produção do algodão.

Fraldas de pano

Prós:

- Por ser de pano, pode ser reutilizada diversas vezes – o que reduz a quantidade de resíduos mandados diariamente para os aterros sanitários. De acordo com o site da Babyslings, marca brasileira de fraldas de pano, as rivais descartáveis levam em torno de 450 anos para se decompor quando jogadas no lixão.

- Estima-se que um bebê usa 5.500 fraldas em seus 2 primeiros anos de vida. Uma média de 2% do lixo das cidades corresponde às fraldas descartáveis. São Paulo, por exemplo, produz 13 mil toneladas diárias de lixo, sendo 260 toneladas de fraldas descartáveis.

Contras:

- Um estudo feito em 2008 pela agência de Meio Ambiente do Reino Unido concluiu que o impacto de ambas é parecido. As fraldas de pano causariam 40% menos dano ao meio ambiente se lavadas de forma consciente, sem gastos excessivos de água e energia. A agência ressaltou, no entanto, que o cuidado quase não acontece. Se a família enxaguar cada fralda duas vezes, usar secadora ou levá-las para a lavanderia de carro, o impacto ecológico é idêntico.


Independentemente da escolha, o importante é usar a fralda com consciência.

Fonte: Época

Um comentário:

  1. experimentei as fraldas de pano,tive os cuidados para lavar e secar,mas depois de tres meses de uso,elas ficaram encardidas e teve vazamentos,desisti de utiliza-las,uso os absorvente para limpeza.

    ResponderExcluir