terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Presenteie com sustentabilidade no Natal


Com o Natal se aproximando, uma das preocupações mais recorrentes são os presentes. Para quem leva em conta a questão sustentável nessa hora, a preocupação é maior ainda. Há duas opções, ou o consumidor se rende aos presentes disponíveis no mercado ou opta por usar a criatividade aceitando o desafio de construir algo que tenha um baixo impacto ambiental.

Seja por questão de tempo ou opção, a procura nas prateleiras por produtos sustentáveis que agradem mesmo quem não se preocupa com isso é difícil. Muitos produtos contribuem para a degradação ambiental, pois emitem gases tóxicos, consomem materiais não renováveis ou energia para seu funcionamento e também na fabricação. O professor Dr. José Henrique de Faria, coordenador do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento da FAE, defende que é importante pensar primeiramente na qualidade e na sustentabilidade e não na quantidade. “Um produto de qualidade pode até ser relativamente mais caro, mas seu uso, sua durabilidade e o material utilizado fazem com que, no final das contas, ele venha a ser muito mais barato do que aquele de uso e descarte rápido”, explica Faria.

Além dos presentes materiais, Faria dá soluções mais diferenciadas. “O presente sustentável também pode ser mais que um produto material. Por exemplo, uma estadia em um hotel ou estância, uma viagem, um tour cultural (teatro, cinema, passeios), um jantar ou um dia em um parque de diversões com as crianças. Basta aliar afeto com criatividade”, diz o professor. Ele ainda comenta que poucas pessoas se preocupam com o consumo sustentável no país. A maioria esquece que as consequências de suas compras são exatamente a herança que irão deixar.

Outra alternativa é criar com o que não está sendo utilizado em casa ou abusar da reciclagem. Nesse sentido, a designer americana Cathe Holden dá várias ideias em seu site. O Justsomethingimade mostra que é possível produzir peças sustentáveis e criativas a partir de diversos materiais. “Como designer, reutilizar materiais é um desafio maior e mais excitante para mim. No site compartilho com as pessoas meus projetos, sempre pensando no mínimo de desperdício e impacto possível”, defende Cathe.

Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário