quinta-feira, 17 de junho de 2010

Se for Consumir Carne que seja de Forma Sustentável


Uma boa oportunidade para o consumidor pôr em prática sua consciência ambiental é aderir à campanha Carne Legal (www.carnelegal.mpf.gov.br), lançada esta semana pelo Ministério Público Federal.

A campanha tem o objetivo de alertar sobre os problemas ambientais, trabalhistas e fundiários associados à criação de gado e também sobre a importância de os consumidores cobrarem informações a respeito da origem da carne que compram nos supermercados.

A medida é fundamental porque, com a derrubada da floresta para a criação de gado, a pecuária tornou-se a principal atividade causadora do desmatamento e queimadas na Amazônia, fontes de emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, várias fazendas da região, fornecedoras de bois para grandes redes varejistas, têm histórico de uso de mão-de-obra escrava.

Por isso, sempre que for comprar carne, não hesite em questionar o supermercado a respeito da origem do produto.

Ter a garantia de que seu bife não contribuiu para o desmatamento nem para o uso de trabalho degradante é seu direito e também seu dever. Outra opção é, simplesmente, diminuir o consumo.

Por outro lado, quando falamos de recursos naturais é sempre bom lembrar que o problema não afeta apenas a carne vermelha. O pescado também é uma atividade que hoje beira a insustentabilidade.

Várias espécies, tais como o bacalhau, já estão à beira da extinção. Antes de consumir pescado, consulte o Guia de Consumo Sustentável de Pescado elaborado por pesquisadores da Unimonte (http://www.unimonte.br/sustentabilidade/guia-de-consumo-responsavel-de-pescados-16).

A Natureza, sua saúde e as futuras gerações agradecem.

Fonte: Jornal A Tribuna

Um comentário:

  1. Tadinhu...do porquinho! O pior que eu adoro bacon rsrsrsrs!

    bjs amiga!

    ResponderExcluir