segunda-feira, 21 de junho de 2010

Brasileiro conhece mais temas ambientais

Mais brasileiros têm uma compreensão correta de conceitos como biodiversidade e biopirataria do que americanos ou europeus.

O levantamento foi realizado pela União para o BioComércio Ético (UEBT) com cerca de 25 mil pessoas em 5 países e revela que 94% dos entrevistados no Brasil declaram compreender esses termos e, entre estes, 44% efetivamente definem os temas corretamente.

A diferença de conhecimento desses conceitos entre os países é tão brutal que chegou a surpreender os próprios pesquisadores, que não acreditavam que o índice pudesse atingir patamar tão elevado no Brasil.

Se por aqui a taxa atinge 94%, na Europa e nos Estados Unidos chega a 56%. Entre aqueles que dizem conhecer os assuntos e os definiram de forma acertada, o índice atinge 18% nos EUA, 16% na Alemanha e 19% na Inglaterra. A França tem a taxa mais alta, 27% - ainda inferior, no entanto, ao verificado no Brasil (44%).

Entre os 11 temas relacionados na pesquisa para definição por parte dos entrevistados, aquele que registrou maior discrepância foi a "conservação da biodiversidade" - que se refere a toda ação que leve à proteção da riqueza e da
variedade do mundo natural. Entre os brasileiros, 93% afirmam compreender o assunto, enquanto entre os americanos e europeus, o índice é quase a metade deste(48%).

A pesquisa foi coordenada pela consultoria Ipsos em todos os países avaliados e foi feita por meio de entrevistas pela internet.

Fonte: Valor Econômico, 21/05/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário