quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Brinque o Carnaval de Forma Sustentável - Seja um Ecofolião


Se pensarmos no impacto que o Carnaval provoca no povo brasileiro e nos turistas estrangeiros nesse período, que papel a maior festa popular do Brasil pode exercer em relação à Sustentabilidade ou à Conservação do Meio Ambiente?

Hoje começa a maior festa popular do país e em todos os cantos do Brasil, milhões de foliões começam a sair às ruas para curtir o Carnaval. O feriado, as viagens e as festas acabam representando um gasto maior de combustível, de eletricidade, de fantasias e, é claro, de bebidas, mas não é porque estamos em clima de folia que vamos deixar a sustentabilidade de lado. Na quarta-feira de cinzas, tudo isso deixa muito mais que saudades, deixa um monte de resíduos e uma conta ambiental alta a ser paga pelo planeta.

Uma boa forma de começar é escolhendo uma alternativa sustentável para se deslocar até o local da festa. Opções como ônibus, metros e caronas, além de desafogar o trânsito e reduzir as emissões de gases poluentes, ainda dão a segurança de não deixar seu carro na rua e poder tomar uma cervejinha sem se preocupar com o bafômetro. As fantasias de carnaval são usadas, em geral, apenas por um dia. Portanto, para evitar o desperdício, nada melhor do que reutilizá-las, trocá-las com amigos, reciclá-las.Reutilizar materiais que seriam descartados, reaproveitar suas roupas velhas e que estão guardadas há meses nas suas gavetas, pode ser uma excelente opção na hora de produzir sua fantasia de carnaval.

No carnaval de Salvador, os 105 trios elétricos e carros de apoio que vão desfilar serão movidos a biodiesel. O combustível, bem menos poluente que o diesel comum, também será comercializado durante a festa para as empresas de ônibus que vão fazer o transporte dos foliões. A medida foi adotada em 2008, mas foi fortalecida por causa das discussões sobre o meio ambiente realizadas na Conferência do Clima, em Copenhague.

Além do uso do biodiesel, que só em relação aos trios elétricos vai representar uma redução em 8 toneladas na emissão de gás carbônico durante os dias de festa, o plantio de mudas de árvores é outra ação prevista no programa, como forma de compensar os danos da poluição ambiental.

No total, serão 33.320 mil mudas de árvores nativas e frutíferas a serem plantadas em 20 hectares de reservas, parques e áreas verdes em geral do estado.

Segundo dados da Semarh - Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - em 6 dias de folia, com a utilização do diesel comum, são liberadas 155 toneladas de gás carbônico. Com o uso do biodiesel, cai para 147,25 toneladas. Especialmente no Carnaval serão utilizados 5% do biodiesel com o óleo diesel comum e não apenas os 2% que começaram a ser normalmente comercializados em 1º de janeiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário