domingo, 6 de setembro de 2015

Projeto em parceria com a Prefeitura de Guarujá visa horta comunitária no Guaiúba

A ONG Andes adotou a Praça Walter Belian e investirá no cultivo de alimentos orgânicos

Em meio à cidade grande, parece sonho poder cultivar alimentos orgânicos e consumi-los, sem agrotóxicos ou venenos. Mas após o programa “Adote uma Praça”, da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), esta ação pode fazer parte da vida da população do Jardim Guaiúba. 
Criado pela Lei 4.271/2015, o programa garante que empresas e a comunidade possam desenvolver diversas atividades de conservação em áreas verdes; parques, praças, jardins ou hortas comunitárias, como a que será implantada na Praça Walter Belian, no  Guaiúba. O Projeto é da ONG Andes (Agência Nacional de Desenvolvimento Eco-social), que desenvolverá no local uma horta comunitária em parceria com a Sociedade Amigos do Guaiuba (SAG).
A comunidade já está se preparando para cuidar do novo espaço. Foram realizadas quatro aulas sobre agricultura orgânica com o engenheiro agrônomo e especialista em produção orgânica, Marco Antônio Castanheira, que orientou os moradores do bairro com noções básicas de agronomia.
“Para produzir alimentos saudáveis e nutritivos é necessário que haja um bom solo, pois é a base para a boa produção. Dessa forma, não é necessário nenhum tipo de agrotóxico. Nas aulas foram abordadas formas de se manter uma produção orgânica com base na ciência chamada ‘agroecologia’, que agride o mínimo possível os alimentos”, ensina.
A presidente da Andes, Valéria Valadão, já tem o projeto para o local. “A princípio, teremos dois canteiros para horta orgânica, plantação de algumas flores comestíveis e pitangueiras, que são típicas de Guarujá. A horta comunitária promove a socialização de vizinhos que muitas vezes nem conversam. Não será uma grande plantação, mas um bem comum para cuidar e usufruir. Não há limites de idade ou gênero para participar, o foco é a interação dos moradores nesse ambiente”, explica.
Valdomiro da Silveira é presidente da SAG e participou das reuniões do grupo. “É muito bom que haja essa interação, para que nos conheçamos e possamos trabalhar juntos. É um bem para o bairro. Tomamos café juntos todas as manhãs das aulas e já temos boas ideias para a praça”, conta.
Quem também quiser adotar uma praça e cuidar ou transformar uma área verde da Cidade, pode contatar a Serin pelo telefone (13) 3308-7488. Mais de 15 praças de Guarujá já estão em processo de adoção no Município.
Fonte:  http://portal.guaruja.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário