quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cartuchos de tinta usados da HP viram novos produtos


Em 2008, a HP Brasil começou a fabricar cartuchos de tinta, que até então eram importados. Hoje, o percentual de material reciclado na composição dos produtos fabricados no país chega a 8%.

“Nossa meta é atingir 20% até 2017”, afirma Kami, Diretor de suprimentos e sustentabilidade. Nenhum cartucho devolvido à empresa vai para aterros sanitários — e 75% dos que são postos no mercado têm até 70% de material reciclado em sua composição. Veja abaixo como funciona o processo de reciclagem da HP.

CONEXÃO COM O CONSUMIDOR

Desde 2009, a HP credenciou 400 pontos de coleta de cartuchos em diversas redes de varejo. A empresa recebe computadores e impressoras pelo correio ou providencia a coleta com caminhões próprios.

RECICLAGEM NO TOPO

Em 2010, foi criado um comitê de sustentabilidade no Brasil. Com nove membros, entre o presidente e todo o primeiro escalão da companhia, o grupo se reúne a cada três meses para avaliar o andamento dos projetos.

TECNOLOGIA DO REAPROVEITAMENTO

Em 2012, a HP passou a utilizar um centro de pesquisa em Sorocaba, no interior de São Paulo. As tecnologias desenvolvidas lá permitiram a inserção do material reciclado no processo produtivo.

LIXO INTELIGENTE

As impressoras da HP produzidas no Brasil têm uma identificação que registra cada componente. Essa espécie de DNA do produto, batizado de smart waste, serve para acelerar a separação de cada material na hora da reciclagem. 
Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário