segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hortas urbanas: mais sustentabilidade e saúde


Ter uma pequena horta em uma cidade grande traz benefícios tanto para a alimentação (mais saudável com ingredientes sem agrotóxicos), e para o meio ambiente, diminuindo o impacto da produção em massa.

Alex Archer é geografo especialista em questões ambientais e um dos criadores da empresa “2ou+”, desenvolvedora de soluções ambientais com experiência em ambientes urbanos. Uma das ações da empresa é o auxílio na criação de hortas urbanas.

“Tenho tentado levar a ideia de cultivar hortas em terraços dos prédios. Estes lugares são geralmente ociosos e com o concreto acumulam calor contribuindo para os efeitos das ‘ilhas de calor’, fenômeno comum em metrópoles. Com as hortas no terraço, além do ganho com a produtividade do alimento, você diminui o efeito de concentração de calor; e ainda temos com o cultivo o sequestro de carbono, já que hortaliças adoram CO2, gás presente em abundância em grandes centros urbanos. Em pesquisas realizadas pela faculdade Cantareira é possível ter uma produtividade melhor na metrópole do que no campo, em virtude da grande concentração de CO2 disponível para as espécies”, explica Alex.

Veja o passo-a-passo para começar o processo de montagem da horta:

1. Verifique a disponibilidade de luz. “É fundamental ao menos 2 horas diárias de sol para estimular a fotossíntese das plantas”, diz Alex.

2. Escolha espécies adequadas. “Para os iniciantes, o recomendável é utilizar espécies que não exigem muitos cuidados, como manjericão, alecrim, boldo, hortelã, salsa, coentro”, indica Alex. Depois, pode-se partir para o tomate, morangos e beterraba.

3. Crie uma rotina para os cuidados básicos. “Os cuidados básicos são com relação a rega, 1x por dia, e com a adubação orgânica, sem aditivo químico, para manter a salubridade do alimento. A forma de colher as folhas ou alimento também requer alguns cuidados para manter a planta sadia, sem problemas ou feridas que possibilitem a entrada de pragas”, explica Alex. Esses cuidados podem variar de acordo com a espécie. Para saber exatamente essas necessidades, pergunte para o vendedor das mudas ou sementes.

Para começar, você também pode reaproveitar vasos que você já tem em casa ou montar recipientes com garrafas PET, e outros materiais reaproveitáveis.

Fonte: Atitude sustentável!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário