quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pedalando e plantando

Para o grupo Pedal Verde, todo último domingo do mês é dia de pedalar e plantar mudas de árvores em São Paulo. Ninguém precisa ser um ciclista profissional para participar do passeio, que ocorre em parques ecológicos e áreas urbanas. Basta disposição de montar a bike e seguir pela cidade, com objetivo de contribuir com a natureza.

Os encontros dos ciclistas ocorrem há quase um ano e meio. As mudas a serem plantadas são escolhidas depois de um contato com a prefeitura. A ideia é saber com antecedência se há projetos de construção para o local, o que levaria à remoção das plantas tempos depois.

Outro motivo é confirmar o nome de espécies adequadas à biodiversidade da região. Àrvores exóticas; isto é, que originalmente não fazem parte da flora local, podem prejudicar o desenvolvimento das nativas. Além disso, algumas árvores têm raízes tão fortes que, quando crescem, causam danos a calçadas e casas.

Juliana Pereira, que integra a turma do Pedal Verde, formou-se em Design. Com o tempo, viu-se atraída pela ecologia e se especializou em temas relacionados ao meio ambiente. Hoje, é paisagista e educadora ambiental do projeto Árvores Vivas. "Quando via as árvores, sempre tive curiosidade de conhecer seus benefícios, como matéria-prima para fabricação de remédios, entre outros, explica."

Redação Custom Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário