quarta-feira, 31 de março de 2010

Feiras-livres ganham postos de coleta de óleo em Santos


Conscientizar a população para a preservação do ambiente e incentivá-la à mudança de hábito são os objetivos do projeto 'Óleo na Feira', lançado na última sexta, na feira-livre da Rua Campos Melo, com a instalação de um 'ecoponto' - galões de coleta de óleo de cozinha usado.

Os recipientes ficam dispostos em uma das extremidades das feiras, onde poderá ser despejado o óleo usado. Após o recolhimento, o material será repassado a uma usina de reciclagem para transformação em biodiesel. "Se jogado em ralos, vasos sanitários ou pias, o óleo contamina o oceano, rios e praias; se lançado no lixão, contamina o solo", explica o ambientalista Nelson Rodrigues, idealizador do projeto, mantido em parceria com a empresa Marin, de gerenciamento de resíduos, e apoio da prefeitura.

Para a dona de casa Valdicea da Costa Ponto, o projeto chegou em boa hora. "Antes eu jogava no ralo, agora vou trazer na feira", disse. O lançamento do trabalho foi acompanhado de distribuição de folder sobre consequências do óleo despejado em local incorretos e formas de colaborar com o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário