sexta-feira, 16 de março de 2012

Indústria brasileira recicla 320 mil toneladas de pneus em 2011


As indústrias brasileiras produtoras de pneumáticos destinaram de forma ambientalmente correta, no ano de 2011, 320 mil toneladas de pneus inservíveis (que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reformados), quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio. Os dados são da Reciclanip, entidade que reúne as empresas do setor e cuida da coleta e destinação desse material.

Desde 1999, quando entrou em vigor no Brasil a resolução número 258 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que obriga as empresas fabricantes e importadoras de pneus a coletar e dar destinação final adequada aos inservíveis, a Reciclanip já enviou para reciclagem 1,86 milhão de toneladas de material, equivalentes a 373 milhões de pneus de passeio. Todas estas destinações são aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a Reciclanip, a quantidade de material coletado no ano passado representa a retirada de resíduos do ambiente em volume igual ao que foi colocado no mercado em forma de pneus novos.

A entidade tem 726 postos de coleta em todos os estados do país e no Distrito Federal e qualquer pessoa pode entregar neles seus pneus usados.

Para saber onde estão os postos de coleta acesse www.reciclanip.com.br.

Fonte: Planeta Sustentável - http://bit.ly/w0hlrr

Nenhum comentário:

Postar um comentário