quarta-feira, 16 de março de 2011

Varais são opções ecológicas, mas bastante debatidos.

Pense em um roupas amigas da natureza, e provavelmente pensará em algodão orgânico ou tecido feito de materiais recicláveis. Mas para alguns, vestuários ecologicamente corretos significa roupas secas em varal. Em uma casa com secadora, o aparelho é responsável por pelo menos 6% do consumo de eletricidade, de acordo com o Departamento de Energia americano (cerca de 3,5Kwh), tornando a escolha de secar roupa ao ar livre um ato ambiental com potencial de ofuscar os tecidos ecológicos.


“Nós usamos o mínimo de energia possível,” diz Kristin Goldsmith, professora de Forrest Yoga (algo como Yoga da Floresta), na Califórnia. Ela e seu namorado estenderam um varal no quintal há oito meses na tentativa de reduzir o impacto ambiental deles. Goldsmith só recebeu reações positivas ao varal, mas outras pessoas não tiveram tanta sorte. Como mais pessoas começaram a instalar varais durante os últimas anos, para economizar dinheiro ou ter uma vida mais “verde”, controvérsia e batalhas legais surgiram. Muitas comunidade privadas dos Estados Unidos baniram varais, dizendo que levantam questões de segurança e responsabilidade assim como ameaçam o valor das propriedades.

Alexander Lee, fundador da organização Project Laundry List (em português projeto lista da roupa suja), diz que o argumento da responsabilidade é falso. “Isso é usado com frequência porque ninguém quer admitir que é esnobe,” ele diz. Se segurança fosse realmente uma questão real, secadoras de roupas deveriam ser banidas. Elas causam incêndios, mortes e ferimentos todo ano. No Brasil, isso não é um problema, mas parece que nos Estados Unidos os varais são mal vistos. Tanto que alguns precisaram de uma legislação para liberar a secagem de roupa ao ar livre.

Já que em nosso país esse problema não existe, aproveite para também transformar esse momento em algo espiritual. “Pendurar roupa no varal é algo que me desacelera, me ajuda a respirar e me faz voltar ao presente,” diz Goldsmith.


Dicas para uma lavagem de roupas ecológica

Para economizar água e energia, encha a máquina totalmente e use água fria.

Pendure as roupas no varal! Mesmo deixar as roupas secar apenas parcialmente no varal economiza o tempo na secadora e consequentemente energia.

Compre uma máquina de lavar com selo de certificação de baixo consumo – usam menos energia e água. Além disso, o ciclo de centrifugação das máquinas novas tiram mais água da roupa, o que as faz secarem mais rápido.

Use sabão em pó biodegradável ou não use sabão; o movimento da máquina é suficiente para limpar a maioria das roupas.

Doe as roupas quando cansar delas: toneladas de roupas e tecido acabam no lixo todo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário