terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Escritório Verde sustentável é construído no Paraná


O Escritório Verde está sendo construído na UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) funcionando como modelo de escritório comercial sustentável.

São cerca de 150m² que utilizam tecnologia de construção a seco em madeira, painéis de madeira pinus tratada, com manta para isolamento térmico em PET reciclado e manta para conforto acústico de pneus reciclados.

A meta é finalizar todo o projeto em dois meses, certificando a obra pelo processo de certificação de construção sustentável AQUA (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini, da USP de São Paulo. O Escritório Verde será a primeira edificação a ser certificado no estado do Paraná neste processo.

Quando a construção estiver pronta, será a sede do “Centro Regional de Integração Expertise de Educação para o Desenvolvimento Sustentável – CRIE Curitiba”, um centro aprovado pela UNU – Universidade das Nações Unidas, da ONU. É uma rede de mais de 80 centros no mundo que visam promover a educação para a sustentabilidade. Com agendamento, poderá ser visitado por público interessado em conhecer as tecnologias empregadas e suas vantagens.

A construção possui resíduo praticamente nulo, contando com duas áreas de telhado verde.

Metade da sua energia será fornecida por painéis fotovoltaicos que também poderá alimentar um carro elétrico.

Através da energia térmica que provém de painéis solares, a água será aquecida, além de um sistema de coleta de água da chuva para ser usada na limpeza e nos vasos sanitários.

Outros detalhes do projeto também chamam a atenção, como o controle da qualidade do ar através do resfriamento evaporativo e desumificação, as janelas em esquadrias de madeira com vidros duplos, iluminação com lâmpadas LED, base do piso elevado em plástico reciclado com acabamento em madeira certificada, emprego de madeira plástica nos decks externos e revestimentos internos com painéis de bambu e móveis ecológicos.


Fonte Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário