segunda-feira, 12 de julho de 2010

Barak Obama quer nova política de Transporte Sustentável


A nova política de transportes norte americana para 2010 a 1015, amplia os debates sobre meios de transportes públicos e infraestrutura mais sustentável nos Estados Unidos, além de estimular a pesquisa, o desenvolvimento de novas tecnologias e inovação para o setor de transportes.
De acordo com o governo americano, será preciso criar um sistema de transportes que atendam as necessidades da população americana de forma eficiente e sustentável. A prioridade do Departamento de Transportes (DOT) é o desenvolvimento de Planos Estratégicos para transformar a atual orientação focada em infraestrutura, num verdadeiro sistema multimodal, com o objetivo de oferecer aos passageiros, um meio de transporte conveniente, econômico e ambientalmente sustentável.
Analistas consideram que o governo deveria apoiar a transição de combustíveis fósseis para fontes alternativas num horizonte de 20 a 40 anos, quando o mercado poderá ter a disposição uma variedade de opções mais baratas e disponíveis, tais como células de combustível, bateria, bateria elétrica, hidrogênio, biodiesel e gasolina verde.
Mas não será apenas a tecnologia que poderá salvar o novo plano de Transportes do Governo Obama, vai ser preciso um plano que estimulem as empresas a trabalharem a redução de seus deslocamentos, vai ser preciso também mudar o velho paradigma do americano, o desperdício de energia em deslocamentos desnecessários através de programas de racionalização do uso de transportes individuais. Se os Estados Unidos trabalharem no conceito de redução de deslocamentos desnecessários, não será necessário a construção de infraestrutura baseado no aumento de demanda de deslocamentos individuais decorrentes do crescimento econômico, esse é o ponto a ser discutido.

Cidades Compactas

Outro ponto importante revela a preocupação do governo com a promoção do que eles chamam de “Comunidades Habitáveis”, locais onde o transporte, habitação e desenvolvimento comercial e sustentável devem caminhar juntos, de modo que as pessoas tenham acesso adequado a opções de deslocamentos a preços acessíveis e ambientalmente sustentáveis. O Presidente Obama desafiou todas as agências públicas federais a trabalharem e inovarem em torno deste objetivo, além de formar uma parceria inter-ministerial, Transportes (DOT), Desenvolvimento Urbano (HUD) e Proteção Ambiental (EPA) para disponibilizarem acesso as informações necessárias para o desenvolvimento de deslocamentos ambientalmente sustentável.

Energia

A administração Obama está comprometida com uma política Nacional de Energia que enfatiza a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), Gases tóxicos e outras substâncias nocivas a saúde pública e também o consumo de combustíveis fósseis.

Práticas Ambientalmente Sustentáveis.

O documento destaca o uso de estratégias para o desenvolvimento de políticas ambientalmente sustentáveis no setor de transportes.

-Promover melhores práticas em planejamento de Transportes, construção, operação e manutenção que aumentem a sustentabilidade dos transportes;

-Promover o uso de sistemas de gestão ambiental como ferramenta para aumentar a sustentabilidade de aeroportos, auxílios a navegação, portos, sistemas de trânsito e outras instalações de Transporte;

-Incentivar a Indústria a desenvolver e implementar tecnologias inovadoras mais sustentáveis e aplicar a análise de ciclo de vida de produtos e processos;

Avaliar os impactos nas mudanças climáticas na construção de infraestruturas de transportes e deslocamentos a trabalho, incorporar essas avaliações nos esforços de planejamento de transportes e realizar pesquisas avançadas que promovam estradas mais ecológicas, criando modelos que não apenas reduzem os impactos ambientais, mas que na verdade trabalham para reduzir a poluição ambiental. Como por exemplo tornar a infraestrutura rodoviária um modelo de respeito ao meio ambiente através da expansão de pesquisas e utilização de técnicas de reciclagem, utilização de materiais renováveis, permeáveis com técnicas inovadoras para reduzir o escoamento de águas pluviais, bem como contribuir com a qualidade do ar e geração de eletricidade.

Metas:

-Redução de 30% do uso de petróleo em veículos até 2020.

-Redução em 20% do gases de efeito estufa até 2020

-Reciclagem de 50% dos resíduos até 2015

-Garantir que 95% de todos os contratos vão cumprir os requisitos de sustentabilidade.

Fonte: http://mobilidadesustentavel.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário